Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Pra-ler: Spotlight

Colunas / 17.10.17

O jornal Boston Globe descobriu, em 2002, uma série de abusos sexuais cometidos por padres. Todo o detalhe dessa investigação é narrado pelo livro Spotlight, baseado nas reportagens nas quais se descobriu que os abusos eram cometidos em ampla escala, em diversos estados, e que vitimou milhares de crianças. A investigação virou filme e gerou a maior crise atual envolvendo a igreja Católica. Não é pra menos: os crimes aconteciam há décadas e eram escondidos e atenuados pela própria igreja.

O que fica claro no livro é que a própria igreja não soube como lidar e preferiu esconder os crimes a criar um escândalo, o que me levou a uma conclusão já nas primeiras páginas do livro: o mal só ganha força quando o bem se cala! Independente do que você acredita, é preciso sempre colocar um “holofote” no que está errado.

Ao todo, 17.259 pessoas afirmaram ter sofrido abuso de 6.247 padres entre 1950 e 2013. E esses são os números incompletos! Só em Boston, no centro da crise, 249 padres foram acusados de abusar 1.476 pessoas! Em todo o mundo, o Vaticano destituiu 848 padres por abusos entre 2004 e 2013 – depois do escândalo!

O livro detalha tudo: nomes, cartas, documentos… É completo e claro. Não gera dúvidas de tudo que aconteceu. Com tantos detalhes, em certos pontos, o livro chega a ficar repetitivo. Mas creio que esse anseio pela clareza é pra que não haja dúvidas mesmo. Para mim, foi importantepara relembrar que qualquer religião é feita por pessoas. E como Jesus deixou bem claro, todos somos pecadores.

____________

A coluna Artes mostra o que você não pode perder de vista e sugere para onde você pode voltar a sua atenção. Essa curadoria irá aproximar você dos conteúdos que acreditamos que você pode gostar.

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com