Foto Colunista

POR Andressa Valadares

O abismo é logo ali

Colunistas / 04.03.16

(Trilha sonora: Wake Up – Arcade Fire)

Toda vez que abrimos os olhos ao amanhecer estamos tomando uma decisão. Decidimos, a partir daquele momento, acordar e viver. Apesar de tudo. Essa é a primeira decisão que você precisa tomar todos os dias.

A partir daí, vem todo o resto.

A gente se acostuma a reclamar da vida e de tudo que ela (não) nos proporciona. Reclamamos, reclamamos, reclamamos. Procuramos algozes. Apontamos o dedo na cara das nossas frustrações e culpamos todo o resto por tudo de errado que vier a acontecer. Menos nós.

O que acabamos esquecendo é que, ela, a pobre vida, dobra-se sempre às nossas decisões. Viver é reflexo e, quando você (finalmente!) toma consciência disso, as coisas começam a fluir de outra forma.

As criaturas humanas têm a mania de hesitar sempre quando confrontadas a tomar decisões. Vivemos, ou melhor, deixamos de viver muita coisa em função das imagens geradas pelos nossos medos, nossas angústias e incertezas. É o medo de ficar sozinho. É a angústia de nunca mais se encontrar. É a incerteza do que virá pela frente.

Mas, a verdade é que você nunca vai saber o que há no fim do abismo se você não se jogar. Longe de ser algo absolutamente ruim, às vezes a queda é o primeiro passo para se alcançar a plenitude. Desamarre-se.

Não sofra por antecipação. Não imagine consequências. Não tente prever o futuro. E, sobretudo, não fuja ao mais vital e profundo sentimento humano: a capacidade de seguir em frente.

Então, toda vez que acordares de manhã, lembre-se que a decisão é sua. Seja feliz ou, pelo menos, morra tentando.

________________

Andressa Valadares é jornalista e socióloga de botequim. Acredita no delírio cultural em massa de que a aparente posição do sol, relacionada com as constelações na hora do seu nascimento, de alguma forma afeta sua personalidade.

___________________________________________________

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Site BH. Possibilitamos que o leitor conheça opiniões diversificadas sobre os assuntos em pauta nas mídias sociais. Sempre iremos expor visões diferentes para que o leitor se questione, questione o mundo ao seu redor e, principalmente, corra do senso comum. Quer ver o seu texto por aqui? Mande para redacaositebh@gmail.com

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com