Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Ser autossuficiente não é um defeito

Colunistas / 13.10.15

Um dia desses, estávamos em um almoço entre amigas e eis que uma solta a bomba: “Bárbara, tem um amigo meu que te acha linda, mas ele falou que te acha muito autossuficiente…”

Quando finalmente abri minha boca só conseguia dizer que ele já tinha começado entendendo tudo errado. Ser autossuficiente não é um defeito meu, e sim uma das minhas maiores qualidades. Ser autossuficiente é se amar e ter amor próprio está longe de ser um defeito, uma coisa ruim. Realmente, sou autossuficiente, pois vivo a minha vida independente do que acontece na minha vida amorosa. E que, de fato, não vivo a procura de qualquer homem, e sim quero alguém que compartilhe das minhas convicções e que admire o fato de eu ser uma mulher autossuficiente e independente.

Mas, como tenho dito, é necessário ser um homem muito “para frente” para perceber o quanto isso é uma qualidade. O quanto ter alguém que se basta, antes de tudo, pode te acrescentar. O quanto ter uma companheira e não uma boneca do lado é outro nível de relacionamento. E esse tipo de homem anda em falta onde eu vivo. Sim, queridos, fiquei bem revoltada. Sim, queridos, sou dessas.

Tenho presenciado relacionamentos nos quais a mulher se anula, anula suas vontades, suas preferências, desiste de conviver com as amigas, muda seu ciclo social para o do namorado. Mulheres que são independentes financeiramente, mas que são completamente dependentes no emocional. Talvez seja o mal da nossa geração. E aí um dia a casa cai.

Anular quem você é ou não conseguir ter um momento pessoal porque você precisa estar o tempo todo com o seu namorado – ou com alguém – é no mínimo sufocante para o outro. Mas, antes de tudo, é sufocante para você. Não é a toa que criamos noias por tudo e ficamos procurando agulha no palheiro – tornando um relacionamento um fardo para as duas pessoas envolvidas.

Essa não foi a primeira vez que ouvi isso. E nem será a última. Já ouvi isso de paqueras, de pessoas que mal me conhecem e de pessoas que convivem comigo. Todas, sem exceção, falaram em tom de critica construtiva. Eu ri. Eu rirei.

Nossa sociedade, especialmente aqui no Maranhão, ainda é mega machista e ainda acredita que relacionamento bom é aquele onde você (a mulher!) vive exclusivamente para o outro. Tem gente que acha isso ótimo, mas me desculpe se não sou obrigada a pensar assim. E mais: se for para me anular, prefiro ficar solteira.

Na contramão disso, tenho uma amiga autossuficiente e pasmem: ela namora! Ela tem um tempo para si, trabalha, viaja sozinha quando ela quer ou quando é necessário, não precisa estar o tempo todo com o namorado. Mas é a mesma que um dia desses estava contando que viu uma toalha e resolveu comprar para a casa nova do amado. Bem, nessas horas que eu reafirmo: o coleguinha lá entendeu tudo errado!

____________

Bárbara Hellen é jornalista. Troca qualquer coisa um bom livro ou um sábado na praia. Tagarela e cheia das opiniões, adora conversar sobre política e religião… Ou sobre qualquer outra coisa. Ama Fernando Pessoa e cai no clichê ao crer que sim, tudo vale a pena se a alma não é pequena.

_____________________________________________________________

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Site BH. Possibilitamos que o leitor conheça opiniões diversificadas sobre os assuntos em pauta nas mídias sociais. Sempre iremos expor visões diferentes para que o leitor se questione, questione o mundo ao seu redor e, principalmente, corra do senso comum. Quer ver o seu texto por aqui? Mande para redacaositebh@gmail.com

Seja o primeiro a curtir.

10 respostas para “Ser autossuficiente não é um defeito”

  1. Muito bem, ser quem a gnt é, é nosso melhor defeito e qualidade. Personalidade é o que importa, orgulho!!!

  2. Parabéns pelo texto e por ser assim!
    Pessoas precisam somar, nunca subtrair!
    Sucesso, you go girl!

  3. Isssso, disse tudo!! Infelizmente ainda há muito machismo .. Concordo com tudo!

  4. Sensacional! É isso ai, concordo em gênero, número e grau! Parabens pelo site, sempre passo por aqui ? Sucesso!

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com