Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Empretec, um divisor de águas

Colunas / 01.10.15

Você tem potencial empreendedor? Ou melhor: você trabalha o seu potencial de empreendedor? Quando comecei o site BH, sabia que teria que cumprir o papel de empreendedora para que eu pudesse ter o retorno que desejava. Em alguma conversa sobre trabalho e sobre empreendedorismo, uma amiga me indicou o seminário Empretec, promovido pelo SEBRAE. Tão bem falado por todo mundo, essa dica é perfeita para a coluna “Currículo Digital”.

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em 34 países. Durante uma pesquisa realizada, foram identificadas 10 características que todo empreendedor de sucesso tem e são essas características trabalhadas no seminário: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

São diversas atividades diferentes que trabalham essas características em cada empreendedor. Na verdade, você vai perceber quais são os seus pontos fracos e quais são os seus pontos fortes – e poderá melhorar ou reafirmar cada uma dessas características. Nossos comportamentos se repetem e é preciso de uma mudança radical e muita prática para que esses comportamentos também mudem. Se seus comportamentos melhorarem, provavelmente sua empresa também vai crescer.

Como todo mundo classifica, o Empretec é um divisor de águas na vida de um empreendedor. Até pela intensidade: começa às 8h e termina às 18h – com um pequeno intervalo de almoço. São seis dias (!) que você deve se dedicar exclusivamente ao seminário – realmente não tem como conciliar com nada, nem trabalho e nem compromissos pessoais. Além das atividades feitas por lá, você também tem outras para fazer em casa e até após a conclusão do curso.

Em novembro vai acontecer mais uma edição aqui em São Luís – mas caso você more no interior, é sempre bom entrar em contato com o SEBRAE (0800 570 0800) porque eles realizam esse seminário em todo o estado. Para participar, além de se inscrever, é necessário fazer uma entrevista para saber se você está apto a fazer e se ele é a melhor opção para o que você deseja profissionalmente.

Empreteca que sou, não deixaria de indicar a todos aqueles que já têm ou desejam ter o seu negócio. Você percebe que está muito aquém do seu potencial e consegue – de verdade – mudar muita coisa em uma semana. Requer prática e muita dedicação, não é um seminário fácil e que dá para ir sem ter um foco. Muitas pessoas desistem no meio do caminho, pois requer muito! Mas, no final, missão dada foi missão cumprida.

4 respostas para “Empretec, um divisor de águas”

  1. Muito bom Bárbara, parabéns por sua dedicação! Já quero saber mais sobre o Empretec hehe

  2. Parabéns Bárbara por abordar este texto, realmente o Empretec só agrega valores ao nosso potencial empreendedor, vai lapidando e os poucos vamos identificando nossos pontos fracos e pontos forte.

    • Isso mesmo, Flora. Aos poucos, depois do choque inicial do Empretec, vamos mudando muuito da nossa vida profissional. E melhor de tudo: acabamos levando algumas características para as nossas escolhas pessoais também.

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com