Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Seja mais inteligente

Colunistas / 29.09.15

Um dia desses, uma amiga foi conversar com a mãe sobre a sua complicada vida amorosa. Em meio a tanta angustia, o conselho de mãe é mais do que desejado, é necessário. Pois bem, após contar todo o seu drama pessoal e já aguardando por um daqueles conselhos longos e demorados, eis que a minha amiga recebe um alerta que, apesar de simples, serve para muita gente: seja mais inteligente, minha filha.

Nós, às vezes, agimos com mais insensatez do que pessoas que tem o QI abaixo da média. Embaçados pela lente do sentimento, deixamos de ver racionalmente para ver esperançosamente. E a esperança, por mais que seja ótima nos momentos difíceis, muitas vezes não nos mostra a realidade.

Precisamos ser mais inteligentes quando nos fechamos para as oportunidades do agora pelas oportunidades que podem aparecer no futuro. Precisamos ser mais inteligentes quando todos os sinais apontam para uma verdade e nós ainda insistimos achar que pode ser mentira. Precisamos ser mais inteligentes quando mais de uma pessoa te alerta sobre aquele fulaninho que não vale nada, mas que você insiste em achar que é mentira e querer algo com ele. Precisamos ser mais inteligentes em relação àquelas amizades que não desejam nosso bem, felicidade e sucesso. Precisamos ser mais inteligentes para enxergar que aquele rolo que você vira e mexe conversa, provavelmente está te dando um chá de cadeira, porque se ele quisesse mesmo, já teria até batido na sua porta. Precisamos ser mais inteligentes antes de correr atrás do ex para perceber o quanto já não éramos felizes naquele relacionamento.

Ser inteligente é tomar decisões difíceis, complicadas e que apertam o coração. Mas é também decidir, de maneira racional sim, não entregar o seu poder de decisão nas mãos dos outros. Esperar para ver é muitas vezes ser burro quando estamos em um mundo repleto de possibilidades. Achar que uma pessoa é única na sua vida é mais burrice ainda: quantas pessoas aí nesse mundão de Deus não seriam mais perfeitas para você do que o dito-cujo?

Fiquei pensando no seguinte, em um mundo onde existem várias pessoas que fazem questão de te dar um apoio moral, te botar para cima, te elogiar, estar presente, fazer tudo por você e você ainda insiste naquele que não faz um pingo de questão em ao menos aparecer. Isso não é burrice? Ou mais: a pessoa erra e você ainda fica achando desculpas para essa pessoa, quando deveria ser ela que deveria estar insistindo em um perdão. Isso não é burrice?

Eu sei, o mundo não é um quadrado. Decisões não são tão simples de serem tomadas… E sim, o coração tem algumas coisas que nunca iremos entender. Mas é preciso, quando o coração toma um porre e já não pensa mais direito, repassar o poder de decisão para a inteligência. Ela tem sido mais inteligente.

____________

Bárbara Hellen é jornalista. Troca qualquer coisa um bom livro ou um sábado na praia. Tagarela e cheia das opiniões, adora conversar sobre política e religião… Ou sobre qualquer outra coisa. Ama Fernando Pessoa e cai no clichê ao crer que sim, tudo vale a pena se a alma não é pequena.

_____________________________________________________________

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Site BH. Possibilitamos que o leitor conheça opiniões diversificadas sobre os assuntos em pauta nas mídias sociais. Sempre iremos expor visões diferentes para que o leitor se questione, questione o mundo ao seu redor e, principalmente, corra do senso comum. Quer ver o seu texto por aqui? Mande para redacaositebh@gmail.com

5 respostas para “Seja mais inteligente”

  1. E quantas vezes não nos lamentamos por não ter ouvido a razão…

  2. Ótimo texto para entender o que fazem conosco, mas também se fazemos a alguém. Ser inteligente também é perceber que uma pessoa te dá muito valor e, não tendo o mesmo apreço por ela, saber dizer isso, humanamente

  3. E a vontade de mandar esse texto para aquela amiga que o coração esta em um eterno porre, como faz?! kkkkkk

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com