Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Fidelidade

Colunistas / 29.05.15

Você é fiel? A quem?

Hoje quero falar sobre o roubo súbito, que chamamos de amor, de paixão, e nos leva para longe de quem somos. Gera a tal da insegurança, desvia nossos planos, sonhos e, por fim, nos transforma. O tempo passa e a sensação de vazio vem acompanhada das perguntas: mas e agora, quem sou eu sem fulano? Quando que deixei de ser fiel a mim?

Lembro bem de uma fala do seriado Grey’s Anatomy, no qual a Cristina diz a Meredith, em momento de grande sabedoria: “Você é uma cirurgiã talentosa, com uma mente extraordinária. Não deixe o que ele quer passar por cima do que você precisa… Ele é muito sonhador, mas ele não é o sol, você é”.

Na busca de uma fidelidade que nos proporcione um bom relacionamento, não podemos deixar que a vontade do outro ultrapasse aquilo que precisamos, ou ultrapasse quem somos. Não, o que o seu namorado, amigo, pai, mãe, gato, cachorro, quer não é mais importante do que você precisa. Óbvio que todo relacionamento exige flexibilidade, é natural abdicar de algumas coisas.

O anormal é abdicar de tudo sempre. Sempre ser você a pessoa que tem que mudar de planos, sempre ser você a pessoa que fica em segundo plano, sempre ser você a pessoa que tem que ser compreensível. Pera lá! Isso é desprezo disfarçado de amor. Egoísmo disfarçado de cuidado.

Somos cada vez mais imaturos emocionalmente e muitos jovens estão em relacionamentos que são verdadeiros casamentos. Esses relacionamentos furtam a liberdade de ser, de experimentar, de viver as sensações e experiências que queremos viver. Essas experiências podem variar de pessoa para pessoa, mas nenhuma relação pode podar nosso próprio crescimento.

E quantas vezes não vemos situações em que uma das pessoas do relacionamento é o sol, e a outra tem que apenas acompanhar? Deixando, na maioria das vezes, a sua necessidade em segundo plano?

Saber ser companheiro, admirar o parceiro, dar apoio, transformar o sonho da pessoa em seu próprio sonho é lindo. Mas, tem que ser mútuo. O outro também tem que ser companheiro, te dar força necessária para tentar mais um pouco, incentivar nos momentos difíceis, comemorar com você, te mostrar até que caminho seguir para chegar ao seu objetivo. Acho que isso que é um relacionamento. E não aquela pessoa que só desdenha dos seus sonhos.

Seja fiel a você! Saiba quem você é. Estipule limites, o que você aceita e não aceita. Tenha a sua estrada, o seu jeito de caminhar, saiba dizer não para os outros, mas saiba especialmente dizer não às vontades passageiras que não condizem com o seu caráter. Saia da condição de vítima de um relacionamento.

“O amor talvez seja isso. Encontro de partes que se complementam, porque se respeitam. E, no ato de se respeitarem, ampliam o mundo um do outro. O recém-chegado não reduz o mundo de quem se deixou encontrar. Porque o amor não empobrece. O amor, mesmo quando divide, só multiplica”

Seja fiel a você!

Para adentrar o tema, leia “Quem me roubou de mim?”, escrito por Pe. Fábio de Melo.

_________

Bárbara Hellen é jornalista. Troca qualquer coisa por uma boa conversa, um bom livro ou um sábado na praia. Ela admite: é tagarela, cheia das opiniões, perfeccionista e organizada. Adora conversar sobre política, mercado de trabalho e religião. Otimista, crê que tudo vale a pena se a alma não é pequena.

_____________________________________________________________

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Site BH. Possibilitamos que o leitor conheça opiniões diversificadas sobre os assuntos em pauta nas mídias sociais. Sempre iremos expor visões diferentes para que o leitor se questione, questione o mundo ao seu redor e, principalmente, corra do senso comum. Quer ver o seu texto por aqui? Mande para redacaositebh@gmail.com

Seja o primeiro a curtir.

10 respostas para “Fidelidade”

  1. Belo texto, ja li olivro ” quem me robou de mim ” perfeito… parabéns..

  2. Só li verdades! Muito bom o texto! #Amei!

  3. A verdade mais dura, porém, sempre verdade.

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com