Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Hora de fazer seu planejamento

Colunas / 26.05.15

Hoje em dia, o equilíbrio nas diversas áreas da vida tornou-se um sonho de consumo de todos aqueles que trabalham em busca dos seus objetivos. Com o aumento da demanda de atividades e a falta de tempo para realiza-las, a organização pessoal tornou-se peça-chave para o sucesso.

Uma maneira de manter o equilíbrio e ainda assim alcançar seus objetivos é a elaboração de planejamentos, que variam de acordo com o período e finalidade. Eles te ajudarão a fazer escolhas e a diferenciar o que é prioridade e o que não é. Essa diferenciação é fundamental até para saber o momento exato de tomar decisões e mudar de planos. O sonho é a sua motivação e o planejamento será o caminho que você irá seguir.

Em longo prazo:

Nesse planejamento, você vai anotar o caminho a percorrer para chegar ao seu objetivo final. Exemplo:

Objetivo final: passar no concurso de juiz federal.

Planejamento:

1. Ser Bacharel em Direito em 5 anos
2. Ser aprovado na OAB em 1 ano
3.Estagiar em um escritório X durante 1 ano
4. Entrar no cursinho X para estudar para tais e tais matérias durante 1 ano
5. Passar em outros concursos em 3 anos
6. Passar no concurso de juiz federal em 5 anos.

Esse exemplo demonstra como você fará o seu planejamento em longo prazo. É necessário colocar todas as metas a serem cumpridas e o tempo necessário para cumpri-las.

Por fases:

Cada ano e fase da sua vida também precisam ser planejados, sempre com pensamento nos objetivos que estão no planejamento em longo prazo. Vamos ao exemplo:

Objetivo de 2015: passar na OAB

Planejamento:

1. Entrar em um cursinho
2. Estudar 2 horas por semana o conteúdo x
3. Estudar 4 horas por semana o conteúdo Y
4. Estudar X horas…

Ao colocar no papel o tempo necessário para o estudo, outras coisas começam a ficar em segundo plano: estágio, academia diariamente, lanche com as amigas… Então você começa a adaptar: sai do estágio, muda o horário da academia, restringe os encontros com as amigas aos fins de semana.

O planejamento anual serve para adaptar a sua rotina ao seu objetivo e evita o erro de querer fazer tudo ao mesmo tempo e não fazer nada bem feito.

Diário e semanal:

Pegue sua agenda e comece a anotar tudo que você precisa fazer. Esses compromissos podem ou não estar ligados aos seus objetivos finais. Exemplo: colocar o carro para lavar, ir para o aniversário da sua avó, pagar conta. São compromissos que você precisa fazer, mas que não tem relação com seu objetivo final. Com a sua agenda bem organizada, esses compromissos podem ser realizados sem prejudicar seus objetivos. Entretanto, sem planejamento, você pode perder o foco e deixar de fazer o que é necessário e importante.

Uma dica é fazer uma triagem do seu tempo, separando todas as atividades por prioridades: importantes, urgentes e opcionais. Importante é você estudar para aquela prova. Urgente é botar gasolina no carro antes que você fique no prego e opcional é fazer um exercício físico quando você já foi à academia naquele dia.

O planejamento só funciona, entretanto, com disciplina, comprometimento e foco. Sem essas características, você não irá chegar ao seu objetivo final. É necessário abandonar distrações, pois estima-se que a cada distração são necessários 15 minutos para voltar a ficar concentrado.

Anotou tudo? Agora abra o seu caderno, mantenha os objetivos em vista e hora de trabalhar!

 

Seja o primeiro a curtir.

Uma resposta para “Hora de fazer seu planejamento”

  1. Muito boa tua colocação. O importante mesmo para alcançarmos nossos objetivos é o comprometimento e foco. Temos que abdicar de algumas coisas para conseguimos o objetivo final. Parabéns pelo texto.

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com