Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Recomeços

Colunistas / 08.05.15

Todo começo é involuntário. Deus é o agente. (Fernando Pessoa)

É interessante ver como a vida se desenrola a nossa frente e, por mais que muitas vezes tenhamos escolhas, às vezes, não temos. A vida – ou Deus – nos apresenta desafios diários e coloca as dificuldades perfeitas para os nossos defeitos, sem nos dá a chance de dizer “não”. Já perceberam?

Diante disso, reconheço a importância do recomeço. Recomeçar requer coragem para abandonar preconceitos, vícios, costumes e pessoas. Sempre teremos medo de fazer a escolha errada, de se arrepender depois. É normal querer que tudo permaneça como está.

Durante nossa vida, crescemos com conceitos originados na nossa infância. Alguns são conceitos familiares: se eu tenho uma família machista, provavelmente serei machista ou o oposto, feminista. Outros são conceitos criados a partir da convivência. Se minhas amigas não acreditam em amor, posso me tornar uma pessoa fria.

Assim como esses conceitos, repetimos vícios e costumes. Mas a sensação agradável já não é a mesma: odiamos aquele trabalho que tanto sonhamos no passado, não nos identificamos mais com um grupo de amigos, já não vemos mais graça em beber todos os fins de semana ou em fumar aquele cigarro. Por que não parar e repensar?

O mais difícil é discernir quem queremos que esteja conosco na próxima etapa e o quanto espaço essa pessoa irá ocupar em nosso dia a dia. Admitir e soltar é talvez o processo mais complexo de um recomeço. Admitir que você não quer soltar é também admitir. É admitir que, apesar de tudo, você quer que aquela pessoa esteja na sua vida. Mas é preciso arcar as consequências dessas escolhas e é preciso transformar a maneira como você olha essa pessoa, o que já é por si só outro começo.

Em um recomeço é fundamental admitir: eu não sou a mesma pessoa que fui há cinco anos. Nem há dois anos e nem há um ano. Mudei, pois creio que mudamos todos os dias. É inútil manter preconceitos que já nem sabemos mais por que acreditamos. E é mais inútil ainda manter as mesmas atitudes.

Talvez, a beleza da vida seja essa: poder recomeçar toda vez que estamos em um caminho errado – mesmo que não tenhamos escolhido esse caminho. É poder enxergar e mudar de rota, por mais que seja difícil. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier). Que o nosso novo fim comece a partir de hoje, do nosso recomeço.

_________

Bárbara Hellen é jornalista. Troca qualquer coisa por uma boa conversa, um bom livro ou um sábado na praia. Ela admite: é tagarela, cheia das opiniões, perfeccionista e organizada. Adora conversar sobre política, mercado de trabalho e religião. Otimista, crê que tudo vale a pena se a alma não é pequena.

___________________________________

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Site BH. Possibilitamos que o leitor conheça opiniões diversificadas sobre os assuntos em pauta nas mídias sociais. Sempre iremos expor visões diferentes para que o leitor se questione, questione o mundo ao seu redor e, principalmente, corra do senso comum. Quer ver o seu texto por aqui? Mande para redacaositebh@gmail.com

Seja o primeiro a curtir.

5 respostas para “Recomeços”

  1. Ótimo texto, babu! Gostei demais.
    Toda mudança traz um pouco de angústia no início, mas talvez essa incerteza inicial seja responsável pelo gostinho especial que vem em um momento posterior. Exatamente o sabor do recomeço.
    Parabéns pelo site! Estou gostando muito e só ouço bons comentários.
    Beijos!

  2. É realmente muito difícil recomeçar, acredito que em certas situações pra poder recomeçar tem que ter muita coragem acima de tudo. Recomeçar também é muito bom. Cursei até o sexto período um curso que não me identifiquei e tive a coragem de recomeçar, muitos me julgaram, foi difícil mas vendo como estou feliz e me sentindo bem, valeu muito a pena.

  3. AMEI! Admito que é dificil recomeçar, sempre tem algo que nos prende ou passado.. Mas é necessario renovar as energias e permitir que outras coisas e pessoas entre na sua vida.

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK

www.000webhost.com